Elabore um texto sobre a importância da Revolução Industrial, destacando aspectos relacionados às características sociais do processo que fortaleça a importância da compressão dessas transformações para o início do pensamento sociológico.
A Revolução Industrial e as transformações sociais
A Revolução Industrial é a transição de uma economia agrícola tradicional para um economia caracterizada por processos de produção mecanizados, para fabricar bens em grande escala.
O trabalho se transferiu da produção de bens manufaturados e serviços, o que gerou a migração das áreas urbanas.
Provocou a princípio a redução do poder aquisitivo dos trabalhadores e uma perda da qualidade em seu nível de vida. Porém com o decorrer do tempo implicou em um aumento da renda per capta.
A Revolução Indústrial converteu a Europa, durante o século XIX, no centro de um comércio global. O aumento da produção indústrial foi acompanhado de uma rápida expansão comercial. A evolução dos transportes terrestres, com a invenção da máquina a vapor e a construção de ferrovias, favoreceu as comunicações entre o litoral e o interior dos continentes.
Caracterizaram-se por sucessivas inovações tecnológicas, que podem ser assim resumidas:
- Aparecimento de máquinas modernas, que substituíram o trabalho do homem;
- Utilização do vapor para acionar a maquina, como fonte de energia, em substituição à energia muscular eólica e hidráulica.
- Obtenção de novas matérias-primas para a produção, em particular os minerais que impulsionaram a metalúrgica e a indústria química.
Essas transformações econômicas e sociais que libertaram o poder produtivo das sociedades humanas pouco se expandiram para todo o continente europeu e para todos os continentes, ponde sim ao Antigo Regime.
Olá Rafaela, já enviei por email seu mapa conceitual no formato de imagem. Pode postar em seu blog.
ResponderExcluirColoque cabeçalho, não sei em que turma você estuda.
ResponderExcluir