domingo, 17 de abril de 2011

Atividades de Sociologia parte 1

Elabore um texto sobre a importância da Revolução Industrial, destacando aspectos relacionados às características sociais do processo que fortaleça a importância da compressão dessas transformações para o início do pensamento sociológico.


A Revolução Industrial e as transformações sociais

 A Revolução Industrial é a transição de uma economia agrícola tradicional para um economia caracterizada por processos de produção mecanizados, para fabricar bens em grande escala.
 O trabalho se transferiu da produção de bens manufaturados e serviços, o que gerou a migração das áreas urbanas.

 Provocou a princípio a redução do poder aquisitivo dos trabalhadores e uma perda da qualidade em seu nível de vida. Porém com o decorrer do tempo implicou em um aumento da renda per capta.
 A Revolução Indústrial converteu a Europa, durante o século XIX, no centro de um comércio global. O aumento da produção indústrial foi acompanhado de uma rápida expansão comercial. A evolução dos transportes terrestres, com a invenção da máquina a vapor e a construção de ferrovias, favoreceu as comunicações entre o litoral e o interior dos continentes.

 Caracterizaram-se por sucessivas inovações tecnológicas, que podem ser assim resumidas:

 - Aparecimento de máquinas modernas, que substituíram  o trabalho do homem;

- Utilização do vapor para acionar a maquina, como fonte de energia, em substituição à energia muscular eólica e hidráulica.

- Obtenção de novas matérias-primas para a produção, em particular os minerais que impulsionaram  a metalúrgica e a indústria química.

 Essas transformações econômicas e sociais que libertaram o poder produtivo das sociedades humanas pouco se expandiram para todo o continente europeu e para todos os continentes, ponde sim ao Antigo Regime.

2 comentários:

  1. Olá Rafaela, já enviei por email seu mapa conceitual no formato de imagem. Pode postar em seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Coloque cabeçalho, não sei em que turma você estuda.

    ResponderExcluir